startup_lab

Aluno da Regional Catalão tem projeto vencedor no 1º Startup Lab UFG

Em 12/04/16 09:36.

Criar uma experiência empreendedora real a empreendedores iniciantes que buscam explorar atividades inovadoras no mercado. Esse foi o objetivo do Startup Lab UFG, realizado pelo Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG, tendo selecionado seis equipes que apresentaram projetos nas áreas de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), Meio Ambiente e Agronomia.

Durante uma semana (14 a 18 de março), o programa desafiou os empreendedores a transformarem suas ideias em projetos viáveis através de um curso de modelagem de negócios com a ferramenta Business Model Canvas, seguindo a metodologia de Customer Development (Desenvolvimento do Cliente), ministrado pelo empreendedor Júlio Souza.

O programa, baseado na metodologia de criação de startups de Steve Blank (co-criador da metodologia Lean Startup), trata-se de um curso prático - um laboratório - criando uma experiência empreendedora real, e colocou sobre os participantes as pressões e demandas que enfrentariam antes mesmo de seus projetos se tornarem uma empresa. O Startup Lab incentivou seus participantes a “saírem do prédio”, conversarem com clientes, parceiros, concorrentes e validarem suas propostas de valor e hipóteses do seu negócio. A cada manhã um ponto do modelo de negócios era discutido e no restante do dia as equipes iriam para a rua pesquisar e confirmar se suas ideias seriam aceitas pelo seu público alvo. Baseando-se nos feedbacks colhidos dos clientes, o curso estimulou o desenvolvimento ágil para construir e entregar soluções que pessoas queiram de fato. A cada novo encontro, as equipes expunham suas descobertas e aprendizados e recebiam mentoria para desenvolver melhor seus projetos. Ao final, todas as equipes apresentaram seus projetos e receberam os feedbacks finais para darem continuidade em suas startups.

O projeto vencedor do 1º Startup Lab UFG foi da equipe de Wagner de Barros Neto, graduando em Engenharia de Produção pela UFG Regional Catalão. O projeto de sua startupdPlace4u, trata-se de uma plataforma multilateral que, através das preferências dos usuários em relação a tipos de comida, ambiente e música, sugere os lugares da cidade que atendem ao perfil de cada usuário, oferecendo uma forma inovadora de descobrir novos pratos e estabelecimentos. Para as empresas, a plataforma otimiza seu relacionamento com clientes e sua visibilidade, além de oferecer um marketing orientado ao seu público alvo. Como prêmio à equipe vencedora, o projeto ganhou uma vaga para a Pré-incubação no Proine, além do renomado curso do Empretec, metodologia desenvolvida pela ONU e realizada pelo SEBRAE no Brasil.

Sobre o ministrante da 1º Startup Lab UFG

Júlio Sousa, natural de Macapá, é desenvolvedor e acadêmico de Sistemas de Informação da UFG e há mais de 10 anos trabalha com tecnologia para área educacional. Em 2005, quando ainda cursava Matemática na UNIFAP (Universidade Federal do Amapá), criou o site Rumo ao ITA, onde oferece materiais didáticos gratuitos para quem deseja ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Também é fundador dos sites Futuro Militar e Projeto Medicina. Em 2012 fundou a empresa Web Scientia (graduada no PROINE), que hoje é mantenedora dos sites e no ano seguinte foi selecionada para participar do Programa Visão de Sucesso, promovido pela Endeavor. No início de 2015 fundou a empresa Projeto Redação, que oferece uma plataforma online de correção de redação para Vestibular e ENEM e atualmente é incubada residente do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG. Ainda em 2015, foi selecionado para participar do Programa Start-Ed, da Fundação Lemann, que capacita startups de tecnologia oferecendo apoio financeiro e formação orientada e focada nos desafios do setor educacional. Em novembro de 2015, foi um dos 5 brasileiros selecionados pela Fundação Lemann para participar de um Bootcamp sobre Customer Development na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, ministrado pelo Steve Blank, um dos criadores da metodologia Lean Startup.