UFCAT PARTICIPA DO EVENTO DE LANÇAMENTO DO CEBIO - Divulgação

UFCAT participa do evento de lançamento do CEBIO

Em 27/03/23 10:00.

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg) e visa fortalecer o Programa Estadual de Bioinsumos lançado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (Seapa)

UFCAT PARTICIPA DO EVENTO DE LANÇAMENTO DO CEBIO - Divulgação

O lançamento do Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO), coordenado pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano), foi realizado nessa quinta-feira, 23/03 e contou com a participação de diversas instituições de pesquisa do Estado de Goiás, como a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). O CEBIO será responsável pelo desenvolvimento de pesquisas com vistas à prospecção de novos agentes de controle biológico e promoção de crescimento, desenvolvimento de biofertilizantes, desenvolvimento de novos produtos e processos, além do auxílio aos produtores na melhor utilização destes nas propriedades rurais.

O CEBIO nasce com a missão de impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental, a partir da geração de inovações e adoção de tecnologias em bioinsumos para o setor agropecuário do Estado de Goiás. O Centro será composto por três Unidades de Referência em Bioinsumos (URBs) onde serão realizadas as pesquisas e a inovação em bioinsumos: URB Promotores do crescimento de plantas (Rio Verde); URB Controle biológico de pragas agrícolas (Urutaí); e URB Controle de doenças de plantas (Morrinhos); além de Unidades de Transferência de Tecnologia (UTTs) nos municípios de Iporá, Catalão, Ipameri, Hidrolândia, Goiânia, Anápolis, Cristalina, Ceres, Posse e Campos Belos. As UTTs serão responsáveis pela prospecção de demandas e prospecção tecnológica; a disponibilização de bioinsumos; o mapeamento de parcerias estratégicas; a busca ativa por recursos; a formação de recursos humanos; a realização de dias de campos em unidades demonstrativas e ações de empreendedorismo e inovação.

Saiba mais sobre a UTT CEBIO - UFCAT: https://www.instagram.com/cebio.ufcat/

Fonte: https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/component/content/article/160-noticias-anteriores/20563-if-goiano-realiza-lancamento-do-cebio.html

Categorias: CEBIO Fapeg IFGoiano SEAPA Ufcat Inovação e Tecnologia Empreendedorismo