Axonal

Axonal Consultoria oferece curso sobre patentes em Goiânia-GO

On 04/09/18 14:42 .

A Axonal Consultoria Tecnológica em parceria com o IFG e apoio da FAPEG, realizará no dia 25 de abril em Goiânia-GO o curso sobre patentes em projetos de P&D.

A Axonal Consultoria Tecnológica em parceria com o Instituto Federal Goiano (IFG) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), realizará no dia 25 de abril em Goiânia o curso "Uso Estratégico de Patentes em Projetos de P&D e Negócios, Foco em Informações Tecnológicas - MÓDULOS 1 a 4, EDIÇÃO CONDENSADA".

O curso tem como objetivo capacitar os participantes a utilizarem patentes e informações contidas em patentes de forma estratégica em projetos de pesquisa, inovação e em negócios. Para tanto, abordará não só como informações técnicas contidas em patentes individuais podem ser utilizadas, mas como grandes conjuntos de informações podem ser explorados para a identificação de oportunidades e definição de estratégias. Ao final do curso, os participantes terão oportunidade de utilizar uma ferramenta comercial, bem como diversas bases gratuitas, para colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Esta edição especial condensada terá ainda um módulo complementar sobre redação de patentes. O curso terá duração de 6 horas e será ministrado por Henry Suzuki (Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica) e será composto por 4 módulos:

MÓDULO 1
- Revisão de fundamentos sobre patentes e sua aplicação prática em negócios.
- Uso estratégico de patentes e informações patentárias.
• mapeamento de segmentos tecnológicos
• prospecção de oportunidades
• invenção estratégica
• patenteamento estratégico
• identificação e monitoramento de potenciais concorrentes e parceiros
• estudos de liberdade de comercialização e patenteabilidade
• licenciamento cruzado
• “patent fencing”

MÓDULO 2
- Fontes, sistemas de busca e análise de informações gratuitos e comerciais, incluindo: USPTO, Espacenet, INPI, etc.
- Oficina prática com o uso do sistema comercial Questel Orbit.

MÓDULO 3
- Ferramentas e técnicas de busca e análise de informações patentárias.
- Oficina prática sobre estratégias de busca.
• palavras chaves, conceitos
• titulares, inventores, agentes
• classificações de patentes
• citações
• famílias de patentes
• status legal
• análise estatística

MÓDULO 4
- Redação de patentes, além dos guias
• guias, diretrizes...
• erros comuns em redação de patentes
• estratégias de redação.

Horário:
25 de abril de 2018 das 9:00 às 12:00 e das 13:30 às 16:30. O cadastramento dos pré-inscritos será realizado no local do evento, das 8:30 às 9:00. As atividades terão início pontualmente às 9:00.

Local:
Instituto Federal Goiano
Auditório da Reitoria
Rua 88, nº 310 - Setor Sul
CEP 74085-010 - Goiânia - GO
Tel.: (62) 3605-3600; E-mail: nit@ifgoiano.edu.br

Para maiores informações sobre o curso, clique aqui.

Source: Axonal Consultoria Tecnológica Ltda.