Foto 4OEU

Conheça os projetos sociais implementados por alunos da Regional Catalão durante a 4º OEU da UFG

Em 22/11/17 14:37.

Nos meses de outubro e novembro 24 alunos da Regional Catalão participaram da 4ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da UFG na categoria Social. Os projetos inscritos foram aprimorados em um bootcamp (final de semana de imersão para aperfeiçoamento dos planos de ação) ocorrido nos dias 27 e 28 de outubro em Goiânia-GO. Posteriormente, os participantes tiveram 15 dias para a execução de seus projetos. Confira abaixo os projetos sociais desenvolvidos na Regional e seus idealizadores:

 

Projeto Sim para a Vida

Foi o vice-campeão na Categoria Social. O projeto promoveu a conscientização sobre a Depressão, visto que a doença afeta 11,5 milhões de brasileiros. Para tanto, foram realizadas campanhas de prevenção com conteúdo online, palestras e distribuição de cartilhas. Foram realizadas, ao todo, 03 palestras (UFG – Regional Catalão, Colégio João Netto de Campos e SENAI), as quais atingiram um público de 843 jovens. Nos eventos foram arrecadados alimentos não perecíveis que foram doados para a ONG CAMOR, que ampara e apoia moradores de rua em Catalão. O projeto contou com o apoio das secretarias municipais de Ação e Promoção Social e de Assuntos Comunitários.

Projeto sim para a vida1 

Da esquerda pra direita: Bruna Rafaela de Souza Ferreira (aluna de Psicologia); João Vitor Carneiro dos Santos (aluno de Administração); Emannuela Azevedo Nunes (aluna de Psicologia) e Marcos Felipe de Almeida Dias (aluno de Administração). 

Projeto Integra Universidade

Levou o título de segundo melhor projeto social da Regional Catalão. A proposta do projeto consistiu em demonstrar aos alunos de ensino médio de escolas públicas as possibilidades de acesso ao ensino superior. Para tanto, foi feita uma ação no Colégio Estadual João Netto de Campos, com a presença de representantes da UFG, UNA, CESUC e Cruzeiro do Sul que explicaram as formas de ingresso e os tipos de financiamentos existentes para o ensino superior. Também foram montados estandes dos cursos de graduação existentes na UFG com o intuito de demonstrar o leque de profissões disponibilizadas pela instituição. Esses estandes foram coordenados por cerca de 35 voluntários. Em um dia de mobilização foram impactados um total de 280 adolescentes. 

Integra Universidade

Da esquerda para a direita os idealizadores do projeto: Stanerty Adriano; Carla Fernandes; Thatyene Xavier; Alícia Almeida e Andressa Machado. Todos são estudantes de Administração da Regional Catalão. 

Projeto Repasse Solidário

O projeto consistiu na arrecadação de materiais hospitalares para atender os pacientes do Centro de Reabilitação Dr. Roberto Antônio Marot, que foi vítima de dois assaltos nos dias 29 e 31 de outubro. Durante 15 dias de mobilização, foram arrecadados R$ 1.633,50, os quais foram usados na aquisição de aparelhos de reabilitação, como: 1 cadeira de rodas, 2 muletas, 1 bengala, 1 cadeira de banho, 2 andadores e 1 tipoia. Também foram angariadas fraldas geriátricas e material de expediente. Em paralelo, as alunas fizeram uma ação em uma creche municipal, proporcionando às crianças uma tarde divertida, repleta de brincadeiras e gostosuras (pipoca, cachorro-quente, bolo, refrigerante e doces) doadas pela comunidade. Ao todo foram atendidas 84 crianças de 04 a 05 anos de idade. 

 Projeto repasse solidário

Da esquerda para a direita as idealizadoras do projeto Repasse Solidário: Luana Teixeira Sousa; Ananda Gianotto Veiga; Carolinne Gomes Correia; Lorena da Silva Borges e Mariana Ferreira de Carvalho Chaves. Todas são alunas do curso de Engenharia de Produção da Regional Catalão. 

Projeto Cuidar de si para cuidar do outro

O projeto desenvolveu ações de combate ao uso de drogas e de apoio aos familiares de dependentes químicos por meio de atividades artísticas. Realizou-se assim o 1º Sarau Cultural, com exposição de poesias em um “varal poético”, oficinas de criação de pintura, apresentações de bandas e músicos, além da disponibilização de pula-pula e oferta de algodão doce. Desenvolveu-se ainda rodas de conversas com pessoas do bairro escolhido para a realização das ações, nas quais houve a participação de representantes do grupo NATA (Núcleo de Apoio aos Alcóolatras Toxicomânicos). O projeto atendeu cerca de 70 pessoas que passaram pelo local de realização do Sarau e 15 crianças na oficina de criação. Concomitantemente, foi realizada uma intervenção em uma Comunidade Terapêutica, na qual os internos produziram cartas contando suas histórias de vida. Essas cartas foram lidas no Sarau e respondidas pela sociedade. Posteriormente, as idealizadoras do projeto voltaram à Unidade Terapêutica levando as respectivas respostas como forma de motivar os internos a vencerem o vício. 

 Projeto cuidar de si para cuidar do outro

Da esquerda para a direita as idealizadoras do Projeto Cuidar de Si para Cuidar do Outro: Natane Rosa Gonçalves; Deborah Cristina Barbosa Ferreira; Raiane Alves de Matos e Daniela de Sousa Borges. Todas são estudantes de Psicologia na Regional Catalão. 

Projeto A Diversidade (R)Existe

O projeto propôs ações para informar e instruir jovens, adolescentes e adultos sobre a importância de aceitação da diversidade sexual e de gênero. Assim, foi realizada uma palestra de conscientização, a qual contou com 52 participantes. Também foram distribuídos kits com cartilhas explicativas e preservativos à sociedade, os quais foram doados por apoiadores do projeto, em especial a Unidade Acadêmica Especial de História e Ciências Sociais.  

Projeto a diversidade (re)xiste

Da esquerda para a direita os idealizadores do projeto: Marcos Paulo Pereira Fagundes (aluno de Administração), Higor Kleizer de Oliveira Moreira (aluno do curso de Ciências Sociais) e Karoline Martins de Lima (Ciências Sociais). O projeto foi idealizado também por Ana Carolina de Oliveira Lima, que não está presente na foto acima.  

 

O Centro de Empreendedorismo e Incubação Athenas parabeniza a todos os participantes pelas ações sociais desenvolvidas! Mesmo com as dificuldades que apareceram durante a execução das ações, vocês persistiram e não desistiram! Parabéns!!! 

 

Sobre a OEU

A Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da UFG é uma competição entre alunos da UFG com o objetivo de desenvolver competências empreendedoras na comunidade acadêmica. Promovida pelos Centros de Empreendedorismo e Incubação Athenas (Regional Catalão), Beetech (Regional Jataí) e CEI (Regional Goiânia), a competição é dividida em duas categorias: Empreendedorismo de Negócio e Empreendedorismo Social. Nesta edição (2017) participaram da competição 136 estudantes divididos em 41 equipes.